PIS 2018

Trabalhei em 2017 tenho direito ao PIS? Confira

Trabalhei em 2017 tenho direito ao PIS? Essa está sendo uma pergunta recorrente este ano pois toda vez que inciai o ano de exercício de pagamento os trabalhadores costumar a ter estas dúvidas.

Continue lendo para se quem trabalhou em 2017 tem direito ao abono do PIS.

O Abono Salarial ou PIS é um direito trabalhista muito importante. Ele é um benefício anual pago pelo governo em pareceria com a Caixa Econômica Federal.

É notório como essa quantia ajuda muitas famílias brasileiras, visto que, um dos requisitos para o recebimento do Abono Salarial é possuir salário médio de até dois salários mínimos.

O valor do benefício é variável desde a implantação das novas regras em 2015. O valor passou a ser distribuído de acordo com o tempo trabalhado no chamado “ano-base”.

Muitas dúvidas cercam o assunto, uma delas é: Trabalhei em 2017 tenho direito ao PIS? Esclarecemos agora essa e outras dúvidas sobre o PIS, continue a leitura.

Leia também:

Pagamento do PIS-PASEP 2018: Saiba quando começa!;

PIS 2018/2019: Tudo sobre o abono salarial;

Qual o objetivo do PIS?

O Programa de Integração Social (PIS) tem por objetivo financiar o pagamento do Abono Salarial, ou como popularmente é chamado: décimo quarto salário, o Seguro-desemprego, e a participação na receita dos órgãos e entidades, além disso, o PIS colabora com o desenvolvimento da empresa.

O PASEP(Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) se assemelha muito ao PIS, difere apenas no fato do PIS ser destinado aos trabalhadores do setor privado e o PASEP destinado aos trabalhadores do setor público.

Além disso, o PIS é administrado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP é de responsabilidade do Banco do Brasil.

Qual o valor do PIS?

Como já mencionando anteriormente, com as novas regras, instituídas pela Lei 13.134/15, o Abono Salarial passou a ser pago proporcionalmente ao tempo trabalhado no ano-base.

Cada mês trabalhado com a carteira assinada corresponde a 1/12 do salário mínimo vigente na data do pagamento.

Por exemplo: Se um trabalhador, no ano-base em questão (2017), trabalhou 4 meses de carteira assinada, ele receberá 4/12. Sabendo que o valor vigente do salário mínimo é de R$ 954,00, o valor do Abono neste caso corresponde à R$ 318,00.

Confira a tabela abaixo:

Tabela do valor do PIS/PASEP 2018

Trabalhei em 2017 tenho direito ao PIS

Quem tem direito ao PIS?

Tem direito ao PIS o trabalhador que:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;

  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;

  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;

  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Trabalhei em 2017 tenho direito ao PIS?

Trabalhei em 2017 tenho direito ao PIS? A resposta para essa pergunta é: sim! Se você está dentro dos requisitos, você tem direito ao benefício.

Um dos requisitos exigidos é que para o recebimento do PIS o trabalhador deverá ter trabalhado pelo menos 30 dias no chamado “ano-base”, ou seja, no ano anterior. Portanto, quem tem registro na CTPS no ano de 2017 e se enquadra nos outros requisitos tem direito a receber o Abono Salarial em 2018.

Confira o calendário do PIS 2017/2018:

Assim que o novo calendário for divulgado, estaremos atualizando, por enquanto este ainda esTá em vigor, pois quem ainda não sacou o abono salarial, tem a data limite de até 2019 de junho.

Prazo para saque do PIS/PASEP 2017 termina em 29 de julho

Caso não faça o saque perderá o direito a receber este dinheiro, que volta ao FAT.

Trabalhei em 2017 tenho direito ao PIS

Ficou com alguma dúvida se tem ou não direito ao PIS, se trabalhou em 2017? Deixei nos comentários. Opine, dê sua sugestão. Ela é muito importante para nós!

Trabalhei em 2017 tenho direito ao PIS? Confira
3.8 (75.38%) 13 votes

5 Comments

  • Eu fiquei no inss a um ano e mim 30/10 / 2016auta em 31 de julho 2017 mais o meu patrão não deu baixa na minha carteira não estou resebendo nada eu tenho direito ao abono do pis aminha carteira está assinada desde então

  • Ola trabalhei no ano de 2017 ate o mes 10 como operadora de caixa e este ano desde abril estou registrada como empregada domestica minha empregadora nao e juridica eu recebo o pis

  • Boa noite eu sempre recebi o PIS em 2017 eu trabalhei 11 meses! Eu faço aniversário em janeiro! No calendário está previsto eu receber em janeiro de 2019! Mais no site da caixa está dizendo que não tenho direito! O que pode está acontecendo????

Deixe seu Comentário

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos Mais Informações .
Close
Privacy settings ×