PIS 2019

Projeto Presença 2019: O que é, como funciona, sistema, calendário

O projeto presença foi criado em 2005 pelo MEC e seu objetivo é ajudar os estudantes na esfera escolar a permanecer estudando, veja mais a seguir!

O projeto presença é um exame dividido em 4 fases. Primeiramente, é necessário que os estudantes, professores e a escola façam o cadastro no sistema. E então surge o SAFE, Sistema Nacional de Acompanhamento da Frequência Escolar.

Atualmente, são mais de 55 milhões de estudantes que estão cadastrados no Projeto Presença. Além disso com mais de 2,5 milhões de professores e 240 mil escolas, tanto públicas quanto privadas.

O que é o Projeto Presença

O Projeto Presença foi criado pelo governo federal através do Ministério da Educação e tem o objetivo de observar a frequência escolar dos estudantes no âmbito das escolas privadas e públicas.

A finalidade do governo é:

  • ao acompanhar os dados dos estudantes, chegar em uma solução educacional para melhorar a gestão da escola e ainda se juntar com os outros programas sociais do governo na tentativa de promover um ensino e uma vivência escolar de maior qualidade.

Cada aluno ganhará um NIS (número de identificação social). Esse número é integrado a um sistema que observa todo o processo do aluno no que diz respeito à escola como as notas e faltas.

Esse projeto também está ligado ao Bolsa Família e a outros programas do governo, um aluno que é beneficiário do Bolsa Família precisa ter 85% de presença escolar para não perder o seu benefício.

Além de ser ligado a esses programas, o Projeto se preocupa em garantir o direito de educação de crianças e adolescentes, ajudando a mantê-los na escola e evitando a evasão escolar.

Como funciona o Projeto Presença

O Projeto Presença funcionará para 4 modos ou perfis diferentes:

  • Operador de escola Projeto Bolsa Família na educação: lança a frequência escolar do aluno e pode acionar a assistência social quando necessário
  • Coordenador municipal de grandes prefeituras: ele observará a frequência escolar geral dos alunos, sempre verificando o índice de frequência
  • Coordenador estadual do Projeto Bolsa Família na educação: o coordenador estadual tem praticamente o mesmo papel do municipal, mas ele garante que só os estudantes assíduos e que estão cumprindo com seu dever continuem recebendo o benefício
  • Coordenador municipal do Projeto Bolsa Família na educação: terá a tarefa de acompanhar as crianças e adolescentes e também fará o cadastro dos operadores e o treinamento deles

Através do NIS e do cartão de estudante, o governo vai monitorar a atividade dos estudantes, como as notas, faltas, seu comportamento escolar.

O governo irá, a partir desses dados, agir nas áreas onde a frequência escolar está baixa. Vai implantar projetos e ações para melhorar e resolver os problemas que estão sendo recorrentes nas escolas da região.

O projeto presença também está ligado a Bolsa Família e seus dados vão para os coordenadores do projeto.

Quando uma criança que recebe o benefício não está tendo uma assiduidade de pelo menos 85% na escola ela poderá ter seu benefício cortado devido a isso.

projeto presença

Como fazer o cadastro no Sistema Presença: passo a passo

Para fazer o cadastro ou login no sistema Presença, o operador da PBF na educação precisa seguir os seguintes passos:

Para que serve o acompanhamento da frequência escolar

O acompanhamento da frequência escolar dos alunos tem várias funções, entre elas:

  • Serve para o governo melhorar os projetos e gestão das escolas, para os coordenadores do Projeto Bolsa Família acompanharem e saber a frequência dos alunos que são beneficiários.
  • Também ajudará a diminuir a pobreza e incentivar o estudo por ser ligado ao Bolsa Família e a programas de acesso a educação do governo.
  • Serve também para assegurar que o direito de educação da criança não seja violado. Quando a criança para de ir à escola, a assistência social pode ser acionada.

Calendário do sistema Presença 2019

Em 2019, a abertura para impressão de formulários será no dia 13/03 e a partir do dia 01/04 já será possível fazer o registro da frequência escolar dos alunos. O sistema Presença fechará no dia 25/04. Ao longo do ano ele abre e fecha várias vezes, então é importante ficar atento a suas datas.

  • P19- 2 abril e maio: a abertura para impressão dos formulários acontecerá no dia 16/05, no dia 01/06 o registro da frequência escolar estará aberto e o fechamento será no dia 27/06.
  • P19- 3 junhos e julho: dia 15/07 a impressão dos formulários abre, dia 01/08 abre o registro da frequência escolar e no dia 22/08 fecha.
  • P19- 4 agostos e setembro: a abertura para impressão dos formulários é no dia 18/09, a do registro da frequência escolar é dia 01/10 e o fechamento do sistema presença é 30/10
  • P19- 5 outubro e Novembro: a impressão dos formulários abre dia 13/11, o registro da frequência escolar abre dia 01/12 e fecha de vez em 2019 dia 20/12

Relatório de baixa frequência escolar por NIS

Para obter o relatório de baixa frequência por NIS é simples:

Procurar no menu por informações gerenciais e ir na aba Relatório de baixa frequência por NIS. Lá terá um espaço para inserir o NIS do aluno e o ano em que deseja consultar o relatório.

Esse relatório só pode ser acessado por quem possui um cadastro no site do Sistema Presença

Como a escola pode obter acesso direto ao Sistema Presença

Para que a escola tenha acesso ao Sistema Presença tudo que ela precisa fazer é procurar saber quem é o Coordenador Municipal do PBF na Educação, na secretaria da educação.

Depois ela vai entrar em contato com o Coordenador e pedir para que ele cadastre o diretor ou coordenador, quem se tornará o responsável pelo Projeto Presença na escola, como o Operador Escolar.

Então, depois disso o Operador poderá registrar a frequência diretamente no site do Sistema Presença e acessar os relatórios de frequência dos alunos também.

Deixe seu Comentário

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos Mais Informações .
Close
Privacy settings ×