PIS 2018

MEU PIS 2018: Quando e como receber?

Meu PIS 2018: Quando e como receber, confira aqui tudo sobre as datas de pagamento e como fazer para receber este abono que é muito importante para o trabalhador brasileiro.

Sabe-se que o PIS (Programa de Integração Social) é um dos programas do Governo Federal mais importantes do trabalhador brasileiro.

Com o PIS  o empregado do setor privado tem direito tem acesso a diversos benefícios garantidos por lei, como por exemplo: o Seguro Desemprego e o Abono Salarial.

Porém, existem regras estabelecidas e prazos definidos para o recebimento do PIS. Se você quer saber mais sobre o PIS ou está em dúvida sobre Meu PIS 2018: Quando e como receber, continue a leitura.

Leia também:

Espelho do PIS: Como emitir pela internet;

Consultar PIS 2018 pela internet;

O que é Abono Salarial?

O Abono Salarial é um dos benefícios concedido pelo Programa de Integração Social (PIS), ele corresponde ao valor de, no máximo, um salário mínimo que é pago de acordo com um calendário anual estabelecido pelo CODEFAT.

Para o recebimento do benefício é preciso se encaixar em alguns requisitos.

Instituído em 1970, o pagamento do benefício é estabelecido pelo artigo 239 da Constituição Federal e pela Lei Nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990, que estabelece o direito para trabalhadores dos setores público e privado.

Meu PIS 2018: Quando e como receber

Com as mudanças que ocorreram em 2015, com a Lei 13.134/15 valor ficou sendo proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base.

Portanto, o trabalhador só receberá o valor total do salário mínimo vigente se trabalhou, no ano-base de 2017 por 12 meses. Cada mês trabalhado equivale a 1/12 de salário mínimo no valor do benefício.

Sendo assim, no mínimo o trabalhador deverá ter trabalhado por um período de um mês com carteira assinada.

Observação: O período igual ou superior a 15 dias contará como mês integral.

Quem tem direito ao PIS 2018?

Como já foi mencionado, o abono salarial é pago para os trabalhadores que estão dentro dos requisitos exigidos pelo programa.

Para se ter direito ao PIS 2018, o trabalhador precisa:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;

  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;

  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;

  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

MEU PIS 2018: Quando e como receber

Meu PIS 2018: Quando e como receber – Anualmente é divulgado um calendário referente ao prazo definido para que os trabalhadores possam receber o Abono Salarial.

O calendário de recebimento é de acordo com o mês de aniversário de cada trabalhador.

Confira agora o calendário do PIS 2018 – 2019:

Meu PIS 2018 Quando e como receber

Como receber PIS 2018?

Meu PIS 2018: Quando e como receber – Agora que você já sabe quando receber PIS 2018, saiba como:

  1. Verifique a data de recebimento do Abono no Calendário acima;
  2. É necessário apresentar um documento de identificação com foto, portanto, separe um;
  3. Agora, para sacar o PIS 2018 existem duas maneiras:
  • A primeira é para quem possui o Cartão Cidadão: Pode efetuar o saque nos caixa eletrônicos da Caixa, Correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas;
  • Para quem não possui o Cartão Cidadão: O trabalhador deve procurar uma agência da Caixa e apresentar um documento de identificação.

Observação: O trabalhador que possuir conta individual na CAIXA tem o benefício depositado diretamente na conta, contando que haja saldo acima de R$1,00 e movimentação.

Ficou com dúvidas sobre PIS 2018: Quando e como receber? Deixe nos comentários.

Deixe seu Comentário

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos Mais Informações .
Close
Privacy settings ×