Benefícios sociais

Documento de Identidade Digital

“Conheça tudo sobre o novo documento de identidade digital e saiba quais os benefícios que o documento irá trazer para o cidadã

O documento de identidade, mais conhecido como registro geral ou simplesmente RG, está com seus dias contados, pelo menos da forma como conhecemos hoje. Isso porque vem aí a identidade digital, o novo documento único que irá trazer mais segurança para os cidadãos brasileiros.

A ideia de unificar os documentos necessários em um só, é muito boa, afinal de contas, evita que tenhamos que sair carregados de outros documentos.

Neste artigo você conhecerá mais sobre a identidade digital, suas vantagens e também as suas desvantagens.

Mais segurança e redução das fraudes

Todos nós já ouvimos falar de algum tipo de fraude envolvendo a apresentação do atual documento de identidade. E não é difícil tentar entender o motivo para isso. Um simples documento com uma assinatura é muito fácil de ser falsificado.

A ideia da identidade digital envolve a inclusão do conceito de biometria, o mesmo utilizado pelos bancos para realizar saques sem a presença do cartão. Só por isso já podemos perceber o alto grau de segurança deste novo documento.

As fraudes comuns na retirada de benefícios sociais, por exemplo, serão totalmente evitadas.

Como vai funcionar o cadastro da biometria

O TSE – Tribunal Superior Eleitoral será o órgão responsável por centralizar a validação das informações biométricas dos cidadãos.

Nas últimas eleições, muitos cidadãos já fizeram este cadastro, sendo inclusive, obrigados a votarem utilizando a biometria.

Apesar de haver muitas pessoas com sua biometria cadastrada, estima-se que cerca de 55 milhões de eleitores precisam cadastrar a sua biometria para colocar a identidade digital em funcionamento.

Além disso, falta a definição sobre qual órgão seria responsável por capturar a biometria dos não eleitores.

A biometria das digitais já seria suficiente para implantar o novo sistema. Futuramente o governo espera agregar dados como o rosto do cidadão brasileiro para realizar o reconhecimento facial.

documento de identidade digital

Identidade digital já em 2019

Engana-se quem pensa que a identidade digital vai demorar para iniciar a implantação. O início está previsto para o segundo semestre de 2019.

A ideia inicial é escolher uma unidade da federação para começar o projeto e depois ir expandindo as áreas de atuação. O mais cotado para iniciar a implantação da identidade digital é o Distrito Federal, já que não é um local de dimensão muito grande e que possui muitos técnicos do TSE.

Aproveite e saiba sobre o cartão do cidadão.

Como será a identidade digital

O novo documento de identidade digital será composto por um número de nove dígitos. Este documento não terá custo algum para o cidadão, uma vez que não será impresso, como é feito atualmente.

Este documento será acessado por meio de um app, a ser lançado pelo Governo Federal. Junto com o número de identidade digital será gerado um QR Code e um número de verificação, para saber se a identidade é válida.

Os cidadãos que não tiverem smartphone poderão coletar as digitais normalmente e receberão o seu número de identidade digital.

Futuramente, este documento receberá uma versão física, com chip.

Vantagens e desvantagens da identidade digital

A principal desvantagem deste novo documento, pelo menos inicialmente, é a necessidade de o usuário precisar possuir um tablet ou um smartphone.

Como não haverá uma versão física do documento, o cidadão que não tiver um aparelho ou que, por algum motivo, ficar sem bateria, poderá não ter o documento em mãos naquele momento.

Com relação às vantagens do novo documento de identidade digital, são muitas, mas a maior delas diz respeito à segurança. O fato de possuir uma biometria ou, futuramente, o reconhecimento facial, vai diminuir muito as fraudes que hoje existem pelo uso indevido do documento de identidade.

Outra vantagem importante está relacionada a você ter o documento em mãos a qualquer momento. Como você vai carregar junto com o seu telefone celular, dificilmente irá esquecer o seu documento em casa.

Documento de Identidade Digital
2.8 (55.56%) 9 vote[s]

1 Comentário

Deixe seu Comentário

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos Mais Informações .
Close
Privacy settings ×