Seguro Desemprego

Como dar entrada no seguro desemprego pela Internet

Como dar entrada no seguro desemprego pela Internet – O seguro desemprego é um dos principais programas para amparar o trabalhador desempregado.

É com esse “benefício” que é direito de todos os trabalhadores que estão dentro dos requisitos, que proporciona uma estabilidade passageira até que o cidadão entre novamente no mercado de trabalho.

A seguir você verá informações importantes de como dar entrada no seguro desemprego, quais as documentações necessárias e quem tem direito ao Seguro desemprego.

Quem tem direito ao seguro desemprego?

Como já foi dito acima, o seguro desemprego é o programa de amparo para todos aqueles que chegaram ao término do contrato com a empresa, ou que simplesmente foi demitido sem justa causa. Além disso, é necessário seguir as seguintes regras básicas para poder usufruir desse “benefício” para os desempregados, veja quais são eles a seguir:

Para ter direito ao seguro desemprego, é necessário:

  • Trabalhador formal e doméstico, em virtude da dispensa sem justa causa, inclusive dispensa indireta;
  • Trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;
  • Pescador profissional durante o período do defeso;
  • Trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.

Quais são os documentos necessários para dar entrada no seguro desemprego presencialmente?

Além de saber Como dar entrada no seguro desemprego pela Internet, é importante saber que em algumas situações será necessário ir até o posto físico responsável pelo seguro, pois poderá haver congestionamento no portal online, erros e outros eventuais problemas.

Veja a documentação necessária para requiri esse amparo.

  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de inscrição do PIS-PASEP ou cartão cidadão;
  • Requerimento do seguro desemprego SD/CD nas duas vias, a verde e a outra marrom;
  • Termo de rescisão de contrato de trabalho, RG;
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • 3 últimos contracheque dos 3 últimos meses anteriores a demissão
  • Documento de levantamento dos FGTS ou extratos dos depósitos.

Como dar entrada no seguro desemprego pela Internet

Após o anúncio do Governo Federal com quatro medidas para o trabalhador, as coisas ficaram mais “ágeis” para quem perdeu o seu emprego. Uma das principais medidas anunciadas é a possibilidade de dar entrada no seguro desemprego pela internet.

O procedimento feito online é o primeiro passo para receber o benefício, não descartando a ida pessoalmente em um dos postos do SINE para concluir a solicitação.

Solicitar o seguro desemprego por meio de cadastro online foi a melhor alternativa encontrada para evitar os congestionamentos diários nas agências utilizadas para o requerimento do seguro. Antes era necessário realizar o agendamento, preencher um formulário e entregar a documentação.

Com o novo sistema, basta preencher o formulário online e comparecer pessoalmente para dar entrada no seguro.

Para realizar o cadastro e preencher o formulário, basta acessar o site do Emprega Brasil.

Após realizar o cadastro e verificar a veracidade das informações, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com 5 perguntas sobre todo o seu histórico profissional. É necessário acertar 4 das 5 perguntas, logo em seguida será gerada uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.

Caso não consiga acertar as perguntas, o sistema bloqueia o cadastro por 24 horas para uma nova tentativa.

2 Comments

Deixe seu Comentário

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos Mais Informações .
Close
Privacy settings ×