PIS 2016

Caixa PIS 2016

Caixa PIS 2016 – Ficar desempregado de uma hora para a outra é sempre ruim, mas existem alguns direitos que os trabalhadores têm e que podem ser de grande valia para quando eles ficam sem emprego sem planejar antes. O PIS é um desses benefícios, se você ainda não sabe o que ele é, este artigo irá tirar todas as suas dúvidas sobre Caixa PIS 2016.

 PIS , o que é

O programa de integração Social, conhecido popularmente como PIS, é um tributo social que tem como principal objetivo o financiamento do seguro desemprego, os bônus salariais e a participação na receita da empresa onde o trabalhador está. Ele vale tanto para quem trabalha em empresas públicas como na privadas. Com o PIS o trabalhador tem direito a diversos benefícios determinados por lei e ainda colabora com o desenvolvimento da empresa onde atua.

O PIS foi criado para promover a integração entre o emprego e a empresa privada. Para quem trabalha na empresas como servidor público não tem direito ao PIS e sim ao Programa do Patrimônio do Servidor Público, conhecido com PASEP.

O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal e o PASEP é feito pelo Banco do Brasil.

caixa PIS 2016

PIS  2016

O PIS é conhecido também como décimo quarto salário, uma vez que ele geralmente é pago no inicio do ano. Todos os anos o Ministério do Trabalho, em uma parceria firmada com o a Caixa Econômica Federal, realizam o pagamento do PIS como uma forma de abono para o trabalhador. Para ter direito a receber o PIS 2016 é necessário estar inscrito no Programa de Integração Social há no mínimo cinco anos e só podem receber os empregados que ganham até dois salários mínimos.

Podem receber o PIS os trabalhadores da indústria, empregados do comércio e do setor de serviços, trabalhadores rurais de empresas agrícolas, e os demais trabalhadores que possuam trabalho formal com carteira assinada.

CAIXA PIS 2016, data de pagamento

A data de pagamento do PIS 2016 é amplamente divulgada pela Caixa Econômica Federal, a responsável por realizar os pagamentos. Para receber o PIS 2016 o empregado precisa ter conta na Caixa, pois o abono será depositado diretamente nessa conta. Além disso ele precisa atender a alguns critérios como ter carteira assinada no trabalho há pelo menos cinco ano, ter trabalhado por pelo menos um mês no ano anterior ao do recebimento do PIS, em uma empresa do setor privado. A média dos salários não pode ultrapassar a dois salários mínimos, vigentes, por mês.

Calendário do PIS 2016

O calendário do PIS 2016 é de acordo com a data de nascimento do trabalhador. Confira abaixo o calendário do pagamento do PIS, lembrando que o prazo máximo para o pagamento é até 30 de junho de 2016.

calendario do pis 2016

 

O valor do PIS em 2015 foi referente a um salário mínimo, ou seja R$ 788 reais. Porém em 2016 se espera que ele seja reajustado, assim como o salário mínimo brasileiro. Mas essa informação só será divulgada em janeiro do próximo ano, quando o Governo Federal irá fazer o anúncio oficial.

Quem possui conta poupança ou conta corrente na caixa receberá o PIS automaticamente, já quem não tem conta no banco, terá que fazer o pedido do cartão cidadão. Após isso ele pode sacar o seu PIS 2016 em qualquer ponto de atendimento da Caixa Econômica Federal ou nas casas lotéricas.

3 Comments

Deixe seu Comentário

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos Mais Informações .
Close
Privacy settings ×