Pagamento do PIS atrasado, o que fazer

Pagamento do PIS Atrasado – Pela falta de atenção de algumas pessoas que esperam receber algum benefício do Governo, acabam criando expectativas, estipulando as datas que receberiam os pagamentos, mas no final das contas, acabam não recebendo nada porque não estão de acordo com as exigências desses benefícios/auxílios. Veja como proceder em caso do pagamento do PIS atrasado.

Veja também:

Para evitar criar esperanças de que receberá o pagamento do PIS (Programa de Integração Social), é necessário antes confirmar se você está dentro de todas as exigências do programa.

Quem pode receber o PIS

Tanto para o PIS, quanto para o PASEP exigem que o trabalhador cumpra os mesmos requisitos. A única diferença é que o PIS é pago e gerido pela Caixa Econômica e o PASEP pelo Banco do Brasil.

Para receber o pagamento do abono salarial:

  • Ter no mínimo 5 anos de cadastro no PIS/PASEP (Não são 5 anos de carteira assinada);
  • O cadastro geralmente é feito no primeiro emprego ou na emissão da carteira de trabalho;
  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano anterior o do pagamento;
  • Ter Recebido uma média salarial de até 2 salários mínimos (soma todos os salários recebido e dividi pela quantidade de meses trabalhado);
  • Ter a RAIS enviada dentro do prazo (É papel da empresa realizar esse envio);
  • O pagamento será proporcionado ao tempo trabalhado.
    Confirmado esses requisitos é só ficar de olho no calendário de pagamento do benefício.

Pagamento do PIS atrasado, o que fazer

Os pagamentos dos benefícios podem atrasar por vários motivos, não é de se preocupar quando passa alguns poucos dias sem receber o pagamento. O problema maior é quando esse pagamento atrasa por muito tempo, impedindo que o trabalhador e sua família consiga usar aquele valor que contavam que iriam receber.

No caso do Pagamento do PIS Atrasado, os primeiros passos para saber o que está acontecendo é ver o calendário do PIS. Com ele é possível verificar exatamente a data inicial e a data final de pagamento, coisa que algumas pessoas não se atentam e olham apenas a data inicial.

pagamento do pis atrasado

Após verificar as datas e notar que o prazo de pagamento já ultrapassou o do calendário, será possível ver se há saldo disponíveis para saque, mas que não foi repassado para o cartão cidadão. Para verificar esse saldo, basta criar um cadastro através do site da Caixa Econômica.
Basta preencher com o seu número do PIS/PASEP e clicar em “cadastrar senha”. Todos os outros passos são explicados através de mensagens.

Se for constatado saldo na conta criada na Caixa, basta que o trabalhador se dirija à uma das agências da Caixa Econômica para que a situação seja regularizada e o saque poderá ser feito direto da Caixa, basta apresentar um documento de identificação com foto.

Outra situação na qual é possível se deparar com o pagamento do PIS atrasado, é a mudança do calendário, assim como aconteceu no pagamento do PIS 2015 (Ano-base 2014).
O que houve com este pagamento?

Quem trabalhou em 2014, cumpriu todos os requisitos, contou com o pagamento em 2015, como sempre aconteceu nos outros calendários. Na prática não aconteceu esse pagamento dessa forma, para os trabalhadores nascidos entre Janeiro a Junho, o pagamento só foi liberado no ano de 2016, porém, quem nasceu entre Julho a Dezembro teve o pagamento normal.

Esse atraso no pagamento foi explicado e todas as instruções foram passadas para os trabalhadores. Para maiores informações, é possível ligar no 0800 726 0101 e falar diretamente com uma atendente da Caixa Econômica.

Pagamento do PIS atrasado, o que fazer
4.2 (84%) 5 votes

10 thoughts on “Pagamento do PIS atrasado, o que fazer

  1. Nilvania

    Gostaria de saber se tenho direito a receber o pasep 2014 , pois a rais foi enviada com atraso em novembro de 2015 e não recebi sendo que tenho direito, gostaria de saber se recebo os dois ou só o de 2015 ?

    Reply
  2. Pingback: Prorrogado prazo para sacar o PIS 2014 - Calendário do PIS 2016

  3. Fernando De Paula

    A empresa que eu trabalhei em 2015 ,só enviou a rais agora 23/08/2016 (fora do Prazo) .
    Serà que eu ainda consigo receber o meu pis este ano ?

    Reply
  4. Gilmara

    Recebi o pis referente 2014 em janeiro 2016 tenhi pis referente a 2015 recebo ainda esse ano ou somente janeiro 2017?

    Reply
  5. José Maria

    Não recebi o pasep referente a 2014 em 2015 pois só saquei o benefício em janeiro de 2016 …Pois faço aniversário em julho ….Será que o governo vai ou pode me pagar o de 2015 ????

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *